sábado, 26 de março de 2022

O Segredo do Vale da Lua

 

O segredo do vale da Lua

Elizabeth Goudge

É muito fácil se encantar pelo mundo fantástico. O conto fantástico, maravilhoso faz nossa imaginação sobrevoar por ambientes e tempos nunca imagináveis; nos apresenta personagens que fogem ao cotidiano e à lógica; o enredo é permeado pela magia, pelos encantos e riquezas das ações. Sou suspeita para falar sobre o “mundo fantástico”, é um gênero da Narrativa que me encanta.

O conto fantástico ou conto de fantasia, no qual o realismo mágico ou maravilhoso é a essência, teve origem no século XVII, e embala até os dias atuais, o imaginário humano. Basta um pouco de sensibilidade e criatividade para se apaixonar pelas histórias de absurdos do mundo irreal que, além de despertar sentimentos e emoções, fazem refletir sobre a verossimilhança com alguns acontecimentos reais.  

Essa narrativa fantástica, infanto-juvenil, com narrador em 3ªpessoa, é baseada no  romance de 1946, The Little White Horse, da mesma autora. O filme se passa em 1840, apresenta o espaço e o figurino característicos da época, as ruínas, os castelos e as torres remetem à harmonia e verossimilhança do tempo. Essa obra é um clássico da literatura inglesa.

Nesse filme podemos observar um intertexto com o filme “A Bela e a Fera”. A música no início do filme; a rosa vermelha na mão de Bela, enquanto está no cemitério (a rosa vermelha encantada, em A Bela e a Fera); a morte do pai de Bela Bontempo (a prisão do pai de Bela em A Bela e a Fera), o tio “carrancudo e calado” de Bela Bontempo (a fera em A Bela e a Fera), o livro mágico que Bela herdou do pai (o gosto de Bela pela leitura, em A Bela e a Fera), são algumas das características dessa intertextualidade. Além de outras, como a falência do pai de Bela Bontempo (a falência do pai de Bela em a Bela e a Fera), a biblioteca nas duas narrativas; as duas personagens iniciam a narrativa órfãs de mãe e, assim como a Bela, de A Bela e a Fera, Bela Bontempo também desenvolve sentimentos de amor, que superam o preconceito contra o “diferente” – pelo chefe dos saqueadores, Robin De Noir.

Bela Bontempo (Dakota Blue Richards), a protagonista da história, é uma menina de 13 anos, órfã de mãe que, após perder também o pai, precisa se mudar para a mansão do Tio Benjamin (Joan Gruffudd), pois seu pai perdeu todos os bens. A nova casa, no misterioso Vale da Lua, é maravilhosa, triste, sombria e fria. O tio, um homem forte e rancoroso, que prefere o silêncio ao convívio social, tenta manter-se austero diante da sobrinha, mas os encantos da menina acabam dominando as emoções que ele tanto tenta esconder.

Apesar da casa não parecer acolhedora, por conta da ranzinzices do tio, Bela se sente acolhida, principalmente, porque conhece o chefe de cozinha Pierre (Michael Webber), personagem parecida com um duende, cheia de truques e magias. Segundo o cozinheiro, a magia havia voltada àquela casa, depois que a menina chegou e a incentivou a ler o livro deixado como herança pelo pai. Ao continuar a leitura do livro mágico, Bela descobre que a Princesa da Lua, revoltada com a ganância dos homens e se sentindo traída, lançou uma maldição sobre o vale, e somente uma pessoa de coração puro poderia salvá-los da eterna escuridão. Bela tinha um papel importantíssimo na vida de todas as pessoas daquele lugar, precisava quebrar o feitiço antes da 5000ª lua.

E no desenvolvimento da história, alguns assuntos relevantes para a sociedade como orgulho, rancor, ganância, vão se entrelaçando à magia e aos feitiços do mundo fantasioso, o que nos permite, diante da informalidade dos fatos, refletir sobre nossas ações. É uma história encantadora, que aborda importantes temas sociais, principalmente, sobre a morte e a dor da perda de um ente querido.

 

Sandra Garcia

Fontes de apoio:

https://www.todamateria.com.br/conto-fantastico/
https://olhardeleitor.wordpress.com/2014/05/15/resenha-o-segredo-do-vale-da-lua/
https://image.tmdb.org/t/p/w500/AgPg4qR0p7kmHDDgKIVMCP6dsJe.jpg
https://tvbrasil.ebc.com.br/sessao-familia/2021/05/o-segredo-do-vale-da-lua
Acesso em: 24/03/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário