domingo, 6 de novembro de 2011

Navegar é preciso...

O escritor é um ser diferenciado com personalidade caracterizada. Dessa luta incansável e da personalidade do escritor precisamos tratar com muito zelo. Eis o assunto que vamos abordar neste artigo:- “a importância do escritor regional”.

Com suas dimensões continentais, o Brasil é um país de diversidade cultural incomparável. Cada estado brasileiro tem orgulho do seu sotaque, costumes, comidas e músicas típicas. Mas a produção literária do país retrata essa diversidade?

O espaço da literatura nos diversos “Brasis”, o que poderíamos chamar cultura regional, praticada com ajuda dos escritores regionais, mesmo com a falta de apoio, a tentativa de massificação cultural da mídia eletrônica e a produção em sua grande maioria ser (em) praticamente independente, está se tornando relevante. Isso salvo alguns incentivos, na maioria das vezes, por parte da iniciativa privada.

O debate para este setor também se abre, além das iniciativas de editores independentes, que vêm fortalecer mais ainda esse processo de produção editorial regional.

Conto, poesia, crônicas, narrativas...luta. Assim é o cotidiano do escritor regional. E, sem dúvida a presença do escritor regional é um grande impulso para a divulgação e manutenção da cultura e da memória de um povo.


(Marco Antonio Poletto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário